terça-feira, 16 de setembro de 2008

Meu Currículo, meu aliado!

Pessoal, como nós sabemos existe uma dificuldade imensa em elaborar um currículo.
Encontramos questionamentos muito freqüentes:
Será que acrescento isso?
Será que esqueci de incluir algo?
Coloco ou não referencias pessoais?
Quais documentos?

Com certeza amigo leitor você já foi alvo dessas duvidas ao elaborar um currículo. O currículo é o registro da sua história profissional, é a sua propaganda , é um documento que deve ser elaborado para destacar suas habilidades e realizações. Mesmo estando em início de carreira, o acadêmico e o profissional recém-formado devem ter os mesmos cuidados de um profissional ao elaborar o seu currículo.

Na maioria das vezes o estudante não atua, ou atuou na área de interesse, então ele deve destacar o seu potencial, mencionando os conhecimentos que adquiriu durante a fase de faculdade, valorize o currículo incluindo atividades não-remuneradas, participação em empresa júnior, centro acadêmico, estágios, projetos especiais, pesquisas e trabalhos voluntários, de forma que desperte o interesse do empregador de alguma forma.

Agora, com relação a estética e a elaboração, é bom seguir alguns critérios:

• Não mande currículos padronizados, direcione o seu currículo de acordo com a empresa que irá pleitear a vaga.

• Coloque seus dados pessoais,o seu nome, seu endereço, e-mail e números de telefone.

• Cite apenas o objetivo profissional que tem na empresa, considerando a área e o cargo que pretende.

• Não é necessário inserir todo o seu histórico escolar, coloque somente o último ano que você cursou , ou o curso que você concluiu, ou ainda o curso que está em andamento.

• Informe quando começou [ano] e quando [ano] concluiu ou irá concluir e a instituição.

• Informe os cursos que você fez para seu aprimoramento profissional, faça isso colocando-os em ordem cronológica[do mais recente para o mais antigo].Isso inclui palestras e seminários.

• O seu histórico profissional deve conter somente os três últimos empregos ou os que forem definidos como sendo os mais importantes para a vaga em aberto.

• Coloque, em ordem cronológica inversa [do mais recente para o mais antigo]. Relate a empresa, o cargo ocupado, um resumo das tarefas desempenhadas e o tempo de serviço. Coloque também realizações e conquistas, se relevantes.

• Coloque também informações sobre conhecimentos e fluências em outra línguas e aplicativos de informática.

• E uma última dica que aprendi com a psicóloga Andréa Pepino: “ O tipo de papel que você escolher para imprimir seu currículo pode fazer uma enorme diferença na aparência e estética geral. Experimente, por exemplo, usar papel de outras cores claras [azul, verde, amarelo, rosa etc. ], de outra gramatura, ou de outro tipo [ex: vergê ].”

Agora é só acreditar no seu POTENCIAL, planejar e organizar os dados, que você terá um currículo pronto e “atraente”. Que a sua vida seja abundante em realizações.

Adm. Rogério Mesquita www.rogeriomesquita.com.br

Nenhum comentário: