segunda-feira, 20 de abril de 2009

Até onde as emoções ferem o corpo?

Desde há muito tempo os filósofos diziam à respeito da interferência da mente sobre o corpo. Não há questionar tal impacto, mesmo porque mente e corpo são irmãos univitelinos, por assim dizer. O que um sente, o outro também sente.

No atendimento diário em psicanálise e psicopedagogia, muitos sintomas são apresentados como consequências de uma série de coisas corriqueira, às vezes óbvia, mas a verdade é que aquela coceira incansável no braço de uma criança pode não ter nada a ver com teimosia, como muitos pais alegam. Pode ser que seja algo mais profundo, que inquieta a alma e irrita a pele, como o asco de desta mesma criança ao ser abraçada forçosamente por um parente que ela considera desviado, sujo, ilegal, imoral, ardido, sei lá. Só a anamnese e algumas sessões poderão desvelar qual é o verdadeiro sentimento que faz aflorar o repúdio, a ponto de irritar a pele tal qual a urticária faz com seus espinhos venenosos.

O mundo da mente, já diziam também os especialistas modernos, é tão vasto que poderia comportar todo o universo. Destarte, embora muitas teorias sejam desacreditadas, as possibilidades são sempre uma possibilidade! Este é o propulsor dos cientistas, não é mesmo?

Pensando nisto, há algum tempo tenho articulado a possibilidade de cursos voltados para a área psicossomática e agora, comunico a você em primeira mão, que disponibilizei 10 cursos livres de atualização profissional, com carga horária de 60h/a e totalmente à distância para quem sente vontade de estudar e debater sobre os mistérios da mente e as articulações neuroniais que afetam o corpo: Trata-se da série Orientação Psicossomática.

Vamos debater até onde as emoções ferem o corpo? Então escolha um tema de sua preferência, aproveite a promoção de lançamento destes cursos e venha enriquecer conhecimento conosco na companhia de um tutor experiente na área.

Veja detalhes em http://www.ead.cursoschafic.com/

Aguardo pelo menos sua visita!

Abraços,

Chafic
http://www.chafic.com.br/


Nenhum comentário: